quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Viajar a meio da semana


Acabei de marcar uma viagem de avião e lembrei-me de quando aprendi por que razão as tarifas são normalmente mais baratas passando um fim de semana ou um mínimo de três dias no destino. Este conceito foi entretanto actualizado e nem todas as companhias aéreas funcionam assim, mas vamos supor que ao dia de hoje só existiam as tradicionais TAP, Iberia ou Air France, que mantêm este tipo de tarifas na maioria das rotas.

O conceito de estadia mínima deve-se ao facto de as transportadoras quererem separar tráfego de negócios e de lazer. Supostamente, uma viagem de negócios é feita em datas fixas e sem grandes margens de manobra. Sabendo que a esmagadora maioria das empresas funciona de segunda a sexta-feira, é normal que essas viagens se façam durante a semana, algumas delas com ida e volta no próprio dia. Sem outra opção, as empresas pagavam o que tivesse que ser, pois ficaria mais caro manter o trabalhador no destino durante um fim de semana do que fazê-lo regressar na data prevista. Por outro lado, as pessoas que vão em lazer, normalmente ficam fora um fim de semana ou uma semana inteira, logo partem à sexta ou ao sábado e regressam ao domingo.

Assim se explica que as tarifas mais baixas (idealizadas para viagens em lazer) obriguem a passar o fim de semana ou pressuponham uma estadia mínima de três dias.

Sem comentários: